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A cultura da goiaba. Infoteca-e
GONZAGA NETO, L.; SOARES, J. M..
A goiaba tem amplas possibilidades de consumo nos mercados interno e externo e, por essa razao, sua cultura integra importantes projetos comerciais de fruticultura irrigada no Nordeste brasileiro. No Vale do Sao Francisco, ja existe uma area bem expressiva cultivada com a especie, que se constitui, ademais, numa otima opcao para a diversificacao da fruticultura regional. A goiaba e uma das principais materias-primas utilizadas pela industria brasileira de conservas, permitindo varias formas de aproveitamento: pure ou polpa, nectar, suco, compota, sorvete e doce.
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) Palavras-chave: Cultivo; Fruticultura irrigada; Goiaba; Mercado nacional; Matéria prima.
Ano: 1995 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/114146
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Aspectos tecnológicos da produção de ostra em Florianópolis (SC). Infoteca-e
MATAVELI, M.; REZENDE, F. P.; KATO, H.; MUNOZ, A. E. P.; ROSA, D. K.; MACIEL, E. da S..
Nos últimos anos, Florianópolis (SC) tem se destacado na produção de ostras exóticas da espécie Crassostrea gigas. Originária do Pacífico e encontrada naturalmente no Japão, Coréia e China, ela foi importada pelo Brasil em 1974 e chegou a Santa Catarina em 1987 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde então, a instituição tem desenvolvido pesquisas e aperfeiçoado técnicas de manejo e produção de sementes. No Brasil, a realidade de território amplo e múltiplas condições hidroclimáticas para o desenvolvimento da aquicultura é bem difundida. Em se tratando de tilapicultura em tanque-rede, as condições regionais e hidroclimáticas impactam diretamente nos níveis de tecnologia e manejo empregados nos empreendimentos, com reflexos na...
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mercado nacional; Ostra; Tilápia; Aquicultura..
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063700
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BRS IMPONENTE: cultura de grãos brancos extragrandes de caupi: programa 38: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
A BRS Imponente é uma cultivar de grãos brancos extragrandes de feijão caupi. Essa cultivar atende a uma demanda dos agricultores (que desejavam um produto de grãos brancos extragrandes) e é indicada para os mercados interno e externo. É adaptada ao ciclo curto (safrinha), ao cultivo mecanizado.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Feijão caupi; Cultivo mecanizado; Grão; Safrinha; Mercado nacional; Mercado internacional.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1078730
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CULTIVARES Embrapa: frutas para um mercado competitivo: programa 4. Infoteca-e
Oito novas cultivares de frutas lançadas pela Embrapa em 2012 já estão no mercado. Entre elas, variedades de pêssego, uva e maracujá. Esse é o resultado de um programa de pesquisa de melhoramento genético que visa fortalecer os produtos brasileiros e torná-los mais competitivos, tanto no mercado nacional quanto no internacional. A BRS Platina, por exemplo, é a nova variedade de banana prata que apresenta alta resistência às principais doenças da cultura - a Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá. A lista completa dos novos lançamentos inclui: BRS Carimbó (cupuaçu), BRS Platina (banana), BRS Fascínio e BRS Regalo (pêssego), BRS Passos (lima ácida tahiti), BRS Rubi do Cerrado (maracujá), BRS Magna e BRS Vitória (uva). Para 2013, está previsto o lançamento de...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: BRS Platina; BRS Carimbó; BRS Fascínio; BRS Regalo; BRS Passos; BRS Rubi do Cerrado; BRS Magna; BRS Vitória; Melhoramento genético.; Banana prata; Fruta; Cupuaçu; Pêssego; Lima; Maracujá; Uva; Variedade; Mercado nacional; Mercado internacional..
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/952556
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CULTIVARES Embrapa: frutas para um mercado competitivo: programa 4. Infoteca-e
Oito novas cultivares de frutas lançadas pela Embrapa em 2012 já estão no mercado. Entre elas, variedades de pêssego, uva e maracujá. Esse é o resultado de um programa de pesquisa de melhoramento genético que visa fortalecer os produtos brasileiros e torná-los mais competitivos, tanto no mercado nacional quanto no internacional. A BRS Platina, por exemplo, é a nova variedade de banana prata que apresenta alta resistência às principais doenças da cultura - a Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá. A lista completa dos novos lançamentos inclui: BRS Carimbó (cupuaçu), BRS Platina (banana), BRS Fascínio e BRS Regalo (pêssego), BRS Passos (lima ácida tahiti), BRS Rubi do Cerrado (maracujá), BRS Magna e BRS Vitória (uva). Para 2013, está previsto o lançamento de...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: BRS Platina; BRS Carimbó; BRS Fascínio; BRS Regalo; BRS Passos; BRS Rubi do Cerrado; BRS Magna; BRS Vitória; Melhoramento genético.; Banana prata; Fruta; Cupuaçu; Pêssego; Lima; Maracujá; Uva; Variedade; Mercado nacional; Mercado internacional..
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/952532
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Licenciamento ambiental e outorga do uso da água: contexto continental e brasileiro. Infoteca-e
MUNOZ, A. E. P.; BARROSO, R. M.; MATAVELI, M..
As licenças ambientais para a prática da aquicultura, implementadas na década de 1990, são comuns atualmente em quase todos os países do mundo, em particular na América Latina. A economia brasileira segue em retração, como mostram diversos indicadores de atividade econômica. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, acumula queda de 4,7% em 12 meses, segundo o Monitor do PIB de maio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na piscicultura brasileira há uma tendência dos planteis de reprodutores das centrais de larvicultura serem formados por peixes que apresentam baixa variabilidade genética ou alto grau de parentesco.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Legislação; Pesca; Comércio; Mercado nacional; Endogamia; Aquicultura..
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063733
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O mercado da tilápia - 1° trimestre de 2016. Infoteca-e
FLORES, R. M. V.; BARROSO, R. M.; LÓPEZ RÍOS, J.; MUNOZ, A. E. P.; ROCHA, H. S..
Comportamento do mercado de varejo nacional. Evolução dos preços. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Peixe de água doce; Comércio exterior; Mercado nacional; Fish; Market prices; Prices; Tilapia (common name); Trade policy.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043658
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O mercado da tilápia - 1° trimestre de 2017. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; LIMA, D. M..
Nessa edição foram coletadas informações do mercado da tilápia referentes ao primeiro trimestre de 2017. As unidades federativas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará, tanto nas regiões metropolitanas das capitais como em cidades produtoras. Os preços foram obtidos junto a supermercados e peixarias. A amostra selecionada considerou tanto a distribuição geográfica quanto o tipo e tamanho do estabelecimento. No total, foram coletados preços de 385 estabelecimentos sendo mais de 650 valores de duas categorias (tilápia inteira e filé congelado) no período de 18 de janeiro a 21 de março de 2017. Este trabalho pretende auxiliar na compreensão da evolução do mercado da tilápia por meio da análise dos preços...
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Peixe de água doce; Tilápia; Mercado nacional.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1070578
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O mercado da tilápia - 1º trimestre de 2015. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; FLORES, R. M. V.; LÓPEZ RIOS, J.; PEDROZA FILHO, M. X..
Comportamento do varejo - mercado nacional. Categorias comercializadas. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comércio exterior; Mercado nacional; Peixe de água doce; Tilápia.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1014435
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O mercado da tilápia - 2° trimestre de 2016. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; LÓPEZ RIOS, J..
Nesta edição são analisados dados do mercado de tilápia referentes ao segundo trimestre de 2016. As unidades federativas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará, com os preços obtidos junto a supermercados e peixarias. A amostra selecionada representa este segmento de mercado da região metropolitana de cada capital, considerando tanto a distribuição geográfica quanto o tipo e tamanho do estabelecimento. No total, foram coletados 247 preços do dia 8 de abril a 15 de junho de 2016.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Comércio exterior; Mercado nacional; Peixe de água doce; Fish; Market prices; Prices; Tilapia (common name); Trade policy.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1051014
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O mercado da tilápia - 2° trimestre de 2017 e análise da estrutura do preço da tilápia no varejo. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; PINCINATO, R. B. M.; MUNOZ, A. E. P..
Este trabalho pretende auxiliar na compreensão da evolução do mercado da tilápia por meio da análise dos preços de varejo e estudos relativos.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Peixe de água doce; Mercado nacional; Mercado varejista; Preço.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1072746
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O mercado da tilápia - 2º trimestre de 2015. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; FLORES, R. M. V.; LÓPEZ RÍOS, J.; PEDROZA FILHO, M. X..
Comportamento do varejo - mercado nacional. Evolução dos preços no primeiro semestre de 2015. Categorias comercializadas. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comércio exterior; Tilápia; Peixe de água doce; Mercado nacional.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1021306
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O mercado da tilápia - 3° e 4° trimestre de 2016. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; LIMA, D. M..
Nesta edição acumulamos as análises dos preços de mercado da tilápia dos dois últimos trimestres de 2016. As unidades federativas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará, tanto nas regiões metropolitanas das capitais como em cidades produtoras, com os preços obtidos junto a supermercados e peixarias. A amostra selecionada considerou tanto a distribuição geográfica quanto o tipo e tamanho do estabelecimento. No total, foram coletados 357 preços entre os dias 18 de julho e 30 de setembro de 2016 (3° trimestre) e 849 preços entre os dias 04 de outubro a 21 de dezembro de 2016 (4° trimestre). O grande esforço para aumento do número de coletas em relação a edições anteriores justifica-se para melhor...
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Peixe de água doce; Mercado nacional.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063383
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O mercado da tilápia - 3º trimestre de 2015. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; FLORES, R. M. V.; LÓPEZ RÍOS, J..
Comportamento do varejo - mercado nacional. Evolução dos preços. no primeiro semestre de 2015. Categorias comercializadas. O setor externo. O potencial da tilápia avança sobre o mercado dos peixes marinhos. A tilápia é um peixe caro? O preço da praticidade. Peixarias x Supermercados. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Peixe de água doce; Tilápia; Comércio exterior; Mercado nacional; Tilapia (common name); Fish; Market prices; Prices; Trade policy.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1027132
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O mercado da Tilápia - 4° trimestre de 2014. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; LÓPEZ RÍOS, J..
Preço de varejo - mercado nacional. Categorias comercializadas. Descrição da evolução de cada polo produtor. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comércio exterior; Mercado nacional; Peixe de água doce; Tilápia.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1011452
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O mercado da tilápia - 4º trimestre de 2015. Infoteca-e
MUNOZ, A. E. P.; BARROSO, R. M.; LÓPEZ RÍOS, J.; MEDEIROS, F..
Comportamento do mercado de varejo nacional. Evolução dos preços. A abertura do mercado brasileiro à tilápia chinesa. O setor externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Peixe de água doce; Comércio exterior; Mercado nacional; Fish; Market prices; Prices; Trade policy; Tilapia (common name).
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1036972
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O mercado da tilápia em 2014. Infoteca-e
BARROSO, R. M.; PEDROZA FILHO, M. X.; LÓPEZ RIOS, J..
Mercado nacional. Descrição da evolução de cada polo produtor. Mercado externo.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Tilápia; Peixe de água doce; Mercado nacional; Comércio exterior.
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1007411
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O milho no segundo sementre de 2012. Infoteca-e
MIRANDA, R. A. de; GARCIA, J. C..
bitstream/item/66519/1/Milho-segundo.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Zea mays; Preço; Mercado nacional.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/934025
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POLPA congelada de frutas: cuidados, higiene e oportunidades: programa 13: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
As polpas congeladas de frutas são saudáveis, práticas e atendem o gosto do consumidor. Este é um negócio promissor que vem ganhando espaço tanto no mercado interno, quanto externo. A produção envolve cuidados, higiene e oportunidades. Etapa por etapa, a pesquisadora Maria Fernanda Durigan, da Embrapa Roraima, dá orientações sobre como garantir a qualidade das polpas congeladas, condição essencial para que se possa competir nesse mercado.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mercado externo; Polpa; Fruta; Consumidor; Mercado nacional.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043444
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POLPA congelada de frutas: cuidados, higiene e oportunidades: programa 13: Norte. Infoteca-e
As polpas congeladas de frutas são saudáveis, práticas e atendem o gosto do consumidor. Este é um negócio promissor que vem ganhando espaço tanto no mercado interno, quanto externo. A produção envolve cuidados, higiene e oportunidades. Etapa por etapa, a pesquisadora Maria Fernanda Durigan, da Embrapa Roraima, dá orientações sobre como garantir a qualidade das polpas congeladas, condição essencial para que se possa competir nesse mercado.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mercado externo; Polpa; Fruta; Consumidor; Mercado nacional.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043449
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